Desafio

CARNAVAL DO QUEIJÃO DO MUNCK

Fique preparado porque para tirar nota aqui não vai ser moleza...

É nosso objetivo levar a você os ensinamentos básicos da tecnologia de queijos e manteiga. Prepare-se porque serão muitos. Você terá que estudar muito e todos os dias porque a qualquer minuto estaremos aplicando uma avaliação valendo nota.

CARNAVAL DO QUEIJÃO DO MUNCK

 

1. O DESAFIO
Se você não conhece as histórias do Carnaval do Queijão do Prof. Alberto Munck, vai ficar surpreso. Sendo um dos mais famosos professores de queijo do Brasil, o professor Alberto lecionou esta disciplina por muitas décadas no Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Sempre no início do ano, ele entregava uma lista com inúmeras perguntas básicas para o alunos ingressantes no seu curso. Era a famosa "AVALIAÇÃO GERAL DE CONHECIMENTOS". Na lista, vinha a seguinte introdução:
"Nossos testes de avaliação cobram fundo e você precisará provar que sabe escrevendo muito, portanto prepare-se. Assim será em todas as nossas provas de avaliação, afinal, você esta aqui é para estudar. A moleza foi no ano passado, prepare-se, porque senão será muito choro e  fita amarela em Dezembro. Cuide-se."

O objetivo era simples, manter o alunos estudando queijo durante o período de recesso acadêmico no carnaval. Daí a origem do nome: Carnaval do Queijão. Bem, o método de ensino era tipicamente do Alberto (um professor grande, forte, de descendência alemã, mas com um coração enorme). Existem tantos casos do Alberto para contar, que uma maratona de qualquer série Netflix ficaria a ver navios. 

Agora que você já conhece uma parte da história vamos ao desafio que fez parte das diferentes atividades do Innovacheese.

2. ENTÃO VAMOS LÁ, VAMOS SAMBAR NA TECNOLOGIA

 

Preparamos uma lista de perguntas elaboradas pelo Prof. Alberto (um dos nossos mais conhecidos Mestres Queijeiros no Brasil). Buscamos no fundo do baú, é verdade. A lista esteve disponível em um formulário aqui no site. Todos puderam participar enviando 1 ou mais respostas. Não foi necessário preencher todos os campos de respostas. As melhores respostas foram selecionadas e divulgadas durante o Innovacheese e fazem parte agora do informe técnico do Inovaleite no formato e-book que foi lançado durante o carnaval de 2020, celebrando assim toda a história e a trajetória profissional de um dos professores de queijo mais conhecidos de todo Brasil, Alberto Valentim Munck. O próprio Alberto escolheu as melhores respostas. Todos que participaram tiveram os seus nomes listados como colaboradores no documento final que está disponível para download gratuito logo abaixo.

mockupshots-freeimage-mock-00053.png

“A responsabilidade de conhecer e colocar em prática cada vez mais os conhecimentos adquiridos para se produzir um queijo de qualidade, pertence aqueles que não se contentam em simplesmente saber fazer um queijo.”

Pof. Alberto Valentim Munck

© 2020 Inovaleite - Grupo de Pesquisa Multicêntrico
Instituições associadas por ordem de adesão:
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG
Universidade Federal de São Carlos/UFSCar
Avenida Peter Henry Rolfs - Campus da UFV
Viçosa/MG - Brasil