Open Innovation

Uma realidade no Inovaleite

Dia após dia, os mercados têm se tornado cada vez mais competitivos devido à pressão sobre a produtividade crescente e à busca por excelência da Gestão em Custos. Para se destacar diante desse cenário, é fundamental que a empresa crie diferenciais competitivos e, para estar um passo a frente dos concorrentes, é essencial inovar.

A Inovação Aberta convida empresas e centros acadêmicos de qualquer segmento a trabalharem juntos. Pesquisadores profissionais, estudantes, mestres e doutores desenvolvendo projetos e discutindo ideias para um objetivo maior, interessante para as duas partes e a comunidade de maneira geral. Impulsionando a promoção da inovação dos seus próprios projetos e serviços. Os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) representam uma porcentagem significativa das receitas e lucros das empresas, não obstante, a maioria delas prefere trabalhar em um modelo de Inovação Fechada – exatamente o oposto da Inovação Aberta, levando à perda de grandes oportunidades. Contudo, a Inovação Fechada deve, também, ser respeitada. Em muitos casos a motivação vem da necessidade de se manter a confidencialidade ou ainda da necessidade de obter vantagens comerciais.

Ao avaliarmos o volume de produção acadêmica, pesquisas e projetos que diariamente são desenvolvidos nas instituições públicas e privadas, certamente encontraremos excelentes materiais sendo descartados. Ou ainda, encontraremos aqueles que não alcançam o mercado por falta de recursos ou ferramentas que levem à comercialização.

 

Somar esforços e ter todas as possibilidades à disposição durante a execução de um projeto, é a filosofia de trabalho da Plataforma de Inovação Aberta do Inovaleite.

Figura 1: Inovação Aberta.

 

Nesse modelo de trabalho, todas as possibilidades de interação são consideradas. Aproveitamos todas as ideias e conceitos apresentados como entradas do processo de PD&I. Entretanto, isso não garante que todas as entradas sejam processadas. À medida em que forem trabalhadas, algumas podem deixar de ter relevância para o projeto o qual estão sendo aplicadas. Já outras, podem ser tão inovadoras, que justificam a produção de uma patente, antes mesmo da conclusão do projeto. Quando se trabalha com o modelo de Inovação Aberta, todas as possibilidades são consideradas, e não há limites para o potencial dos projetos.

 

A Inovação Aberta não é um conceito novo. Na verdade, já vem sendo defendida e praticada por autores renomados, pesquisadores e empresas há alguns anos. Nós acreditamos ser de uma irreparável perda academias e empresas trabalharem desconectadas. Juntas somam forças que agregam muito à sociedade através de produtos mais eficientes, mais saborosos, sustentáveis e que melhoram a qualidade de vida da população.

 

Dessa forma, explorando o conceito de Inovação Aberta, suas vantagens e oportunidades, o Inovaleite disponibiliza essa Plataforma exclusivamente como canal entre a academia e as empresas, com única e exclusiva finalidade de inovar.

PROJETOS INOVALEITE

 

 

Confira abaixo no nosso Blog, todas as possibilidades de produtos e serviços do Inovaleite:

© 2020 Inovaleite - Grupo de Pesquisa Multicêntrico
Instituições associadas por ordem de adesão:
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG
Avenida Peter Henry Rolfs - Campus da UFV
Viçosa/MG - Brasil