Chips Fit - Brigadeiro de alto teor proteico

A tecnologia desenvolvida permite a obtenção de lácteos fermentados com teor reduzido de açúcares por meio da adição de fibras sem modificar as propriedades de consistência, sabor e funcionais do produto.


Princípio

Um aporte de nutrientes em horas inoportunas. A tecnologia e ciência aplicadas para o desenvolvimento objetivaram um produto com composição protéica diferenciada, sem a presença de calorias vazias, com sabor diferenciado e praticidades de consumo e armazenamento, para tal desenvolveu-se diferentes formulações e foram aplicadas diferentes condições durante a secagem visando à obtenção de um produto em formato de chips.


Problema original

Existe uma demanda por alimentos de alta praticidade com aporte nutricional de qualidade, especialmente pelo consumo proteínas lácteas. Contudo, as formas de venda de proteínas lácteas são pouco variadas e as opções de produtos para os consumidores se restringem majoritariamente a produtos em pó (whey protein, que necessitam de manipulação para reidratação) e produtos fermentados (iogurtes com elevado teor de proteínas, que necessitam de refrigeração, muitas vezes são adicionados de açúcar e limitam o espectro de uso). As principais soluções das empresas para a demanda por produtos com elevado teor de proteínas lácteas recaem sobre produtos que demandam reidratação, refrigeração e que carreiam calorias vazias devido à adição de açúcar. Diante das limitações do mercado o Chips Fit vem a ser uma opção prática, sem necessidade de reidratação, refrigeração e sem a adição de açúcar.

Solução

O Chips FIT é um produto que não necessita de refrigeração, possui alto conteúdo de proteínas, sem adição de açúcares.


Diferencial

O produto foi desenvolvido visando atender a necessidade de elevado teor proteico sem a presença de calorias vazias provenientes da adição de açúcares. Além disso, foram estabelecidos parâmetros de operação dos equipamentos e seqüência tecnológica adequada visando a obtenção do produto desidratado no formato Chips. Trata-se de produto que não existe no mercado, de alta qualidade. Destaca-se por sua praticidade e sua composição. Tendo alto teor proteico sem adição de açúcares.


Benefícios

O produto vem a ser uma opção tecnológica para as indústrias de alimentos que buscam o desenvolvimento de produtos protéicos com elevado valor agregado e apelo de venda. A base do produto são proteínas lácteas, desta forma o produto pode ser uma alternativa para indústrias de laticínios inovadoras e que buscam o diferencial nutricional e de praticidade no mercado.

Por ser um produto de alto teor proteico, de alta praticidade, pode ser um aporte de nutrientes em momentos que o acesso a outro tipos de alimentos não é satisfatório ou não é possível. Como em uma viagem, que se passa horas dentro de um automóvel ou avião. Trilhas, corridas, onde pode não haver acesso a alimentos refrigerados ou a opção pela diluição de pós.

© 2020 Inovaleite - Grupo de Pesquisa Multicêntrico
Instituições associadas por ordem de adesão:
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG
Universidade Federal de São Carlos/UFSCar
Avenida Peter Henry Rolfs - Campus da UFV
Viçosa/MG - Brasil