Rotulagem nutricional frontal
ROTULAGEM NUTRICIONAL

 

A Anvisa publicou em 09/10/2020 as RDC 429/20 que dispões sobre a rotulagem nutricional de alimentos embalados e a IN 75/20 que estabeleceu os requisitos técnicos para declaração da rotulagem nutricional nos alimentos embalados.
As normativas se aplicam aos alimentos embalados na ausência dos consumidores, incluindo as bebidas, os ingredientes, os aditivos alimentares e os coadjuvantes de tecnologia, inclusive aqueles destinados exclusivamente ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação.
Além de mudanças significativas na tabela de informação nutricional e nas alegações nutricionais, a norma inova pela adoção da rotulagem nutricional frontal, por meio do símbolo da lupa que informará o alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio nos alimentos.
Considerada a maior inovação da norma, a rotulagem nutricional frontal deverá esclarecer ao consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde.
Para tal, foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado no painel principal do rótulo, na parte superior, seguindo regras de formatação específicas.
proposta-rotulagem-anvisa_edited.jpg
Fonte: ANVISA
A Tabela de Informação Nutricional passará a ter apenas caracteres pretos em fundo branco e deverá ficar próxima à lista de ingredientes. Será obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, nutrientes de relevância para a saúde, bem como a declaração do valor energético e dos nutrientes por 100 g ou 100 ml do alimento, para permitir comparações. Foi incluído também o número de porções contidas na embalagem como informação obrigatória.
tabela nutricional
Fonte: ANVISA
As regras para a declaração de alegações nutricionais na rotulagem foram alteradas principalmente a fim de evitar contradições com a rotulagem nutricional frontal.
O objetivo dessa norma não é impor nenhuma escolha. É possibilitar a compreensão, respeitando a liberdade de escolha de todas as pessoas que vivem no nosso território.
CRISTINA MOSQUIM - MINHA LUPA NA ROTULAGEM FRONTAL:

 

Se você é industrial, estudante, profissional na área de alimentos, ou apenas um curioso sobre a rotulagem dos produtos lácteos, não pode perder esta palestra exclusiva da Professora Cristina Mosquim.
Serão 2 horas de palestra com uma discussão profunda sobre as novas regras aplicadas na rotulagem nutricional, no dia 11 de março, entre 16:00h e 18:00h. A Professora Cristina Mosquim preparou um conteúdo especial e inédito para esta apresentação no Brasil:
- Principais mudanças nas regras de rotulagem nutricional: âmbito de aplicação, definições, tabela nutricional, porções, % VD, alegações nutricionais;
- Novos conceitos e critérios para a rotulagem nutricional frontal: modelos, legibilidade, perfil nutricional, aplicação (exemplos em produtos);
- Alimentos isentos de rotulagem nutricional: lácteos (leite, leite em pó, queijos sem adição, leites fermentados sem adição);
- Prazos: implementação/adequação.
Queremos convidar você, profissional ou estudante envolvido no mundo dos lácteos a fazer parte deste momento. Venha participar… a palestra on-line CRISTINA MOSQUIM: MINHA LUPA SOBRE A ROTULAGEM FRONTAL  não será apenas mais uma apresentação. Será uma aula da nossa grande Professora.
Imagem: CAPLAB
INSCRIÇÕES GRATUITAS?

Sim, mas o número de vagas é limitado. Então, melhor não perder tempo... corra lá para se inscrever. 
Os eventos on-line do Inovaleite visam democratizar o acesso à informação de qualidade. Só conseguimos viabilizar este tipo de trabalho devido ao apoio dos órgãos de fomento e das empresas que patrocinam as nossas atividades. 
EMISSÃO DE CERTIFICADOS?

Sim! Claro. Após o evento, todos os participantes presentes na sala terão a oportunidade de solicitar a emissão do certificado gratuito, ou o certificado solidário no valor de R$ 7,99, que visa ajudar a campanha de arrecadação do Milkfund.
ENTÃO, VAMOS PARA O LINK DE INSCRIÇÃO?

Após a sua inscrição, você receberá um e-mail com todas as informações necessárias para acessar a nossa sala virtual do evento.
Temos um encontro marcado no dia 11 de março, às 16:00h. Acompanhe também outras novidades pelo Instagram do Inovaleite. Comece a seguir o nosso trabalho nas redes sociais e mantenha-se atualizado em relação às ações do Grupo. Temos sempre alguma novidade para te contar!!!!

 

Rotulagem nutricional frontal

Vamos juntos desvendar este problema? 

"Mosquim Holmes" vai  ajudar a tornar a sua vida profissional um pouco menos complicada, em relação ao tema rotulagem nutricional em lácteos. 

Venha participar da aula e tire todas as suas dúvidas!

© 2017-2021 Inovaleite - Grupo de Pesquisa Multicêntrico
Instituições associadas por ordem de adesão:
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG
Universidade Federal de São Carlos/UFSCar
Avenida Peter Henry Rolfs - Campus da UFV
Viçosa/MG - Brasil