QUEM MANCHOU O MEU QUEIJO?

 

Se você é queijeiro, industrial, estudante, amante dos queijos, ou apenas um curioso sobre a tecnologia dos produtos lácteos, não pode perder esta palestra exclusiva do Professor Múcio M. Furtado.
Serão 2 horas de palestra com uma discussão profunda sobre as causas físico-químicas e microbiológicas de manchas no contexto dos queijos com ou sem corantes naturais (Norbixina e β-caroteno). O Professor Múcio preparou um conteúdo especial e inédito para esta apresentação no Brasil: 
- Efeitos de isomeria
- Foto-oxidação de carotenoides
- Efeitos de metabólitos sulfurados
- Efeitos de pH e potencial Redox
- Oxidação de tirosina
- Browning não-enzimático
- Efeitos de sal e atividade de água 
- Influência de micro-organismos pertencentes aos gêneros PropionibacteriumPseudomonas, Clostridium e do grupo de bactérias corineformes
Thermus thermophilus 
- Agentes oxidantes como Nitratos
Queremos convidar você profissional ou estudante envolvido no mundo dos lácteos a fazer parte deste momento. Venha participar… a palestra on-line QUEM MANCHOU O MEU QUEIJO não será apenas mais uma apresentação. Será uma aula do nosso Mestre Queijeiro.
INSCRIÇÕES GRATUITAS?

Sim, mas o número de vagas é limitado. Então, melhor não perder tempo...corra lá para se inscrever. 
Os eventos on-line do Inovaleite visam democratizar o acesso à informação de qualidade. Só conseguimos viabilizar este tipo de trabalho devido ao apoio dos órgãos de fomento e das empresas que patrocinam as nossas atividades. 
EMISSÃO DE CERTIFICADOS?

Sim! Claro. Após o evento, todos os participantes presentes na sala terão a oportunidade de solicitar a emissão do certificado gratuito, ou o certificado solidário no valor de R$ 7,99, que visa ajudar a campanha de arrecadação do Milkfund.
ENTÃO, VAMOS PARA O LINK DE INSCRIÇÃO?

Após a sua inscrição, você receberá um e-mail com todas as informações necessárias para acessar a nossa sala virtual do evento.
Temos um encontro marcado no dia 10 de dezembro, às 16:00h. Acompanhe também outras novidades pelo Instagram do Inovaleite. Comece a seguir o nosso trabalho nas redes sociais e mantenha-se atualizado em relação às ações do Grupo. Temos sempre alguma novidade para te contar!!!!
 
GALERIA DE FOTOS DE MANCHAS EM QUEIJOS?
Você pode enviar a sua imagem e participar da nossa galeria de fotos de manchas em queijos. Envie o seu arquivo para o e-mail inovaleite@inovaleite.com. O professor Múcio vai poder te ajudar a desvendar este problema.  
 
PIGMENTAÇÃO AZUL EM QUEIJOS?
Bactérias pertencentes ao gênero Pseudomonas são contaminantes frequentemente associadas a deterioração de produtos lácteos. Em leite, essa deterioração é geralmente atribuída a produção de enzimas lipolíticas e proteolíticas. Essas enzimas também são associadas a deterioração de queijos, no entanto, um outro tipo de deterioração nesse produto que tem sido também relacionada à contaminação por cepas de Pseudomonas é o surgimento de uma pigmentação azul. Em 2010, muitos casos de pigmentação azul em queijo Mozzarella, produzidos na Europa e nos Estados Unidos, foram relatados e análises oficiais vincularam esse fenômeno à contaminação do queijo por cepas de Pseudomonas fluorescens, provenientes da água utilizada no processamento. Os episódios frequentemente relatados foram um sério problema para os produtores do setor de laticínios e, a partir de então, diversos estudos começaram a investigar e detectar os agentes causadores de pigmentação azul em queijos.
O surgimento desse pigmento é um fenômeno geralmente registrado em queijos frescos, de alta umidade, e ocorre até mesmo quando o produto é rigorosamente mantido sob refrigeração. Laticínios no Brasil vêm relatando cada vez mais a ocorrência dessa deterioração, mas, devido à falta de informações científicas a respeito dela nacionalmente, muitas pessoas acabam erroneamente associando-a a resíduos químicos nos produtos finais. A pesquisa de doutorado de Rafaela da Silva Rodrigues, membro da equipe do INOVALEITE, visa estudar esse tipo de deterioração. O seu projeto de pesquisa é intitulado como “Investigação e caracterização da produção de pigmento azul por Pseudomonas spp.” e a equipe já conseguiu identificar diferentes espécies de Pseudomonas causadoras desse pigmento.

 

Quem manchou

o meu Queijo? 

shutterstock_139570253fund.png

Vamos juntos desvendar este problema? 

Se você já teve algum problema de manchas no seu queijo, com certeza vai entender a expressão do nosso amigo aqui do lado.

Venha participar da palestra e tire todas as suas dúvidas!

© 2020 Inovaleite - Grupo de Pesquisa Multicêntrico
Instituições associadas por ordem de adesão:
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG
Universidade Federal de São Carlos/UFSCar
Avenida Peter Henry Rolfs - Campus da UFV
Viçosa/MG - Brasil