INNOVACHEESE

 

No dia 21 de novembro, vamos discutir em Juiz de Fora/MG, os assuntos mais atuais sobre produção de queijo no Brasil e no mundo. Profissionais da área industrial de diferentes elos da cadeia além de pesquisadores acadêmicos apresentarão as mais novas tecnologias e inovações do setor. O evento é direcionado aos profissionais e estudantes envolvidos no mundo do queijo. 
Você está acompanhando as consultas públicas dos novos Regulamentos Técnicos sobre a identidade e requisitos mínimos de qualidade para: queijo cremoso ou cream cheese; ricota, queijo provolone, queijo minas padrão e queijo minas meia cura? Não! Então acesse o site do MAPA, clicando aqui!
INSCRIÇÃO

 

Confira os valores das inscrições na tabela abaixo. Faça sua inscrição agora e aproveite o desconto até o dia 31/10:
Todo o processo de inscrição deve ser feito diretamente no site da FUNARBE até o dia 18/11. Click na imagem abaixo e tenha acesso à página do evento no site da fundação:
PROGRAMAÇÃO

Vamos juntos inovar? 

Você possui alguma pesquisa ou tecnologia que possa ajudar a indústria de queijos no Brasil? 

Então venha participar do SayCheese Zone!

SOBRE O SAYCHEESE ZONE 

 

Um dos objetivos do Innovacheese é fomentar a inovação na área de produção, tecnologia e comercialização de queijos. Se você é estudante, professor, profissional, empresa ou um amante dos queijos e tem alguma proposta de inovação para a cadeia de produção e comercialização, a hora é agora. Venha participar do SayCheese Zone no dia 21 de novembro em Juiz de Fora. A participação é gratuita e todas as propostas enviadas e posteriormente aprovadas serão apresentadas no formato de pôster, vídeo, protótipo e similares durante os intervalos do Innovacheese. Para participar, basta enviar a sua proposta utilizando o link disponibilizado no botão abaixo. A comissão organizadora entrará em contato com todas as informações necessárias para a sua apresentação no SayCheese Zone. Não perca a oportunidade de apresentar seu trabalho acadêmico ou industrial para uma das maiores comunidades de queijo do Brasil. O prazo para envio encerrou no dia 03 de novembro. As 10 propostas selecionadas estão listadas abaixo:
PREMIAÇÃO INOVA VERDE CAMPO
Todas as propostas aprovadas para apresentação durante o SayCheese Zone, estarão concorrendo ao troféu PRÊMIO VERDE CAMPO DE INOVAÇÃO.

Considerada uma das empresas mais inovadoras no segmento de laticínios, a Verde Campo possui inovação no seu DNA, e por isto apoia e incentiva novas ideias em todas as áreas ligadas à cadeia de processamento do leite. O Prêmio foi a forma encontrada pela comissão organizadora do Innovacheese para estender a troca de ideias em um momento festivos. A premiação tem por finalidade reconhecer as melhores ideias apresentadas durante o Simpósio (considerando todos os 3 diferentes formatos).

As três ideias com maiores notas indicadas pelos jurados técnicos (independente do formato da apresentação), concorrerão ao PRÊMIO VERDE CAMPO DE INOVAÇÃO, e receberão a seguinte premiação:

1° Lugar – troféu, certificado de melhor ideia e um prêmio no valor de R$ 1.000,00;

2° e 3° Lugar – certificado de Destaque Especial que atesta que as ideias estão entre as três melhores do SayCheese Zone.

A solenidade de entrega do Prêmio Verde Campo de Inovação será realizada no encerramento do Innovacheese, no próprio dia 21 de novembro.

 
FORMATOS

 

1. PÔSTERES
Para as dimensões dos pôsteres sugerimos:
  • largura: mínima 50 cm e máxima 90 cm;

  • altura: mínima 80 cm e máxima 120 cm.

 

O pôster deverá ter clareza, utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis.

 

Sugerimos organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.


O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros.

2. VÍDEOS

Todos os vídeos devem ser enviados pelo formulário do SayCheese Zone disponíveis nesta página. Eles serão divulgados em sequência em uma única apresentação durante todos os intervalos dos evento.

3. PROTÓTIPOS E SIMILARES

As propostas já em fase de prototipagem ou demonstração física poderão ser apresentadas ao público durante os intervalos do SayCheese Zone para apreciação, degustação ou experimentação. 

Desafio

CARNAVAL DO QUEIJÃO DO MUNCK

Fique preparado porque para tirar nota aqui não vai ser moleza...

É nosso objetivo levar a você os ensinamentos básicos da tecnologia de queijos e manteiga. Prepare-se porque serão muitos. Você terá que estudar muito e todos os dias porque a qualquer minuto estaremos aplicando uma avaliação valendo nota.

CARNAVAL DO QUEIJÃO DO MUNCK

 

1. O DESAFIO
Se você não conhece as histórias do Carnaval do Queijão do Prof. Alberto Munck, vai ficar surpreso. Sendo um dos mais famosos professores de queijo do Brasil, o professor Alberto lecionou esta disciplina por muitas décadas no Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Sempre no início do ano, ele entregava uma lista com inúmeras perguntas básicas para o alunos ingressantes no seu curso. Era a famosa "AVALIAÇÃO GERAL DE CONHECIMENTOS". Na lista, vinha a seguinte introdução:
"Nossos testes de avaliação cobram fundo e você precisará provar que sabe escrevendo muito, portanto prepare-se. Assim será em todas as nossas provas de avaliação, afinal, você esta aqui é para estudar. A moleza foi no ano passado, prepare-se, porque senão será muito choro e  fita amarela em Dezembro. Cuide-se."

O objetivo era simples, manter o alunos estudando queijo durante o período de recesso acadêmico no carnaval. Daí a origem do nome: Carnaval do Queijão. Bem, o método de ensino era tipicamente do Alberto (um professor grande, forte, de descendência alemã, mas com um coração enorme). Existem tantos casos do Alberto para contar, que uma maratona de qualquer série Netflix ficaria a ver navios. 

Agora que você já conhece uma parte da história vamos ao desafio que faz parte das diferentes atividades do Innovacheese.

2. ENTÃO VAMOS LÁ, VAMOS SAMBAR NA TECNOLOGIA

Preparamos uma lista de perguntas elaboradas pelo Prof. Alberto (um dos nossos mais conhecidos Mestres Queijeiros no Brasil). Buscamos no fundo do baú, é verdade. A lista está disponível no formulário abaixo. Todos podem participar enviando 1 ou mais respostas. Não é necessário preencher todos os campos de respostas. As melhores respostas serão selecionadas e divulgadas durante o Innovacheese e farão parte de um informe técnico do Inovaleite no formato e-book que será lançado durante o carnaval de 2020, celebrando assim toda a história e a trajetória profissional de um dos professores de queijo mais conhecidos de todo Brasil, Alberto Valentim Munck. Se você quer fazer parte deste projeto a hora é agora. O próprio Alberto vai escolher as melhores respostas. Todos que participarem terão os nomes listados como colaboradores no documento final. Você não pode perder esta oportunidade única.

 

O prazo para envio é até o dia 22 de novembro.

 

 

“A responsabilidade de conhecer e colocar em prática cada vez mais os conhecimentos adquiridos para se produzir um queijo de qualidade, pertence aqueles que não se contentam em simplesmente saber fazer um queijo.”

Pof. Alberto Valentim Munck

© 2020 Inovaleite - Grupo de Pesquisa Multicêntrico
Instituições associadas por ordem de adesão:
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG
Avenida Peter Henry Rolfs - Campus da UFV
Viçosa/MG - Brasil