Green Research

Este projeto teve início em 2017 com o objetivo de viabilizar um maior número de fabricação de amostras concentradas com o menor impacto ambiental possível. Afim de alcançar o propósito foi necessário encontrar o equipamento que mais se assemelhava ao equipamento industrial utilizado tradicionalmente (tacho) e adaptá-lo para que se alcançasse uma melhor eficiência.


Problema original

O mercado de produtos concentrados (doces de frutas, leite e leite condensado) tem inovado seus produtos ao longo dos anos o que demanda cada vez mais testes empresariais para que seja possível atender aos consumidores. Estes testes geram impactos econômicos e ambientais quando realizado em escala industrial com a simples finalidade de obter amostras para análises posteriores. Em relação aos fatores econômicos, é necessária uma grande quantidade de matérias-primas para a fabricação e de tempo para a obtenção do produto final. No aspecto ambiental, após a concentração é produzido um volume grande de produto no qual só será utilizado uma pequena parte. Com isso há um grande volume de descarte de matéria orgânica. Além disso, ao longo da limpeza do equipamento é necessária uma grande quantidade de água (enxague do equipamento industrial e produção de soluções ácidas e alcalinas que são extremamente tóxicas ao meio ambiente).


Solução

Ao utilizar o evaporador em escala laboratorial desenvolvido pelo Green Research a concentração de alimentos é feita de forma a garantir seus parâmetros de legislação e também o monitoramento adequado do processo. Além de permitir a produção de um maior número de amostras ao longo do dia com menor custo, com isso, obtém-se uma maior variabilidade de amostras e maior agilidade para determinar a formulação ideal para o desenvolvimento de um novo produto. Além dos benefícios de pesquisa, inovação e custos, também apresenta a vantagem de causar um menor impacto ambiental. Isso porque diminui expressivamente o consumo de água em relação a limpeza do equipamento e utiliza-se apenas uma pequena quantidade de detergente neutro biodegradável.


Diferencial

No mercado existem plantas piloto para ensaios em bancada, normalmente importadas, pouco flexíveis e de elevado custo de aquisição e manutenção. A proposta é pelo baixo custo, simplicidade, grande leque de aplicação, produção com controle de balanço de massa muito preciso e foco na redução de impactos ambientais por meio da realização de pesquisas científicas conscientes.


Benefícios

O Green Research abre uma possibilidade para a indústria de obter suas amostras para análise de pesquisa e desenvolvimento com alta representatividade industrial, porém com a diminuição de matéria prima, tempo de fabricação, água, energia e gastos. Além de ter a capacidade de controlar a temperatura e monitorar a taxa de evaporação ao longo do processo com um equipamento portátil e de fácil utilização.