DryCalc


Nas indústrias de processamento de alimentos, os balanços de massa e energia auxiliam diretamente no projeto, na avaliação econômica, no controle e otimização de processos. Também podem ser usados como importantes ferramentas nas tomadas de decisões operacionais de rotina dentro das indústrias. Processos que resultam na obtenção de produtos alimentícios com elevada qualidade nutricional e sensorial em paralelo à uma pequena demanda energética e maior rendimento industrial, são continuamente demandados pelas indústrias, enfatizando assim a importância dos controles energéticos e de massa como ferramentas na busca por Inovações na Ciência e Tecnologia.

A elaboração de um aplicativo para desktop visando para gerenciar e desenvolver os cálculos de balanço de massa e de energia, específicos para a indústria de laticínios, contribui para a pesquisa, o desenvolvimento e a busca por inovação pelas indústrias do Brasil, impactando na competitividade e na busca por inovações no setor de laticínios.

O objetivo deste projeto foi desenvolver um conjunto de ferramentas inter-relacionadas, utilizando equações de balanço de massa e de energia que estejam adaptadas e validadas na realidade industrial e que possam configurar um software para o gerenciamento da produção de lácteos na indústria de laticínios.






© 2020 Inovaleite - Grupo de Pesquisa Multicêntrico
Instituições associadas por ordem de adesão:
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG
Universidade Federal de São Carlos/UFSCar
Avenida Peter Henry Rolfs - Campus da UFV
Viçosa/MG - Brasil