True feelings

As respostas emocionais geradas a partir de amostras que são servidas no varejo são mais eficazes em gerar percepções globais para a indústria. Nesse sentido, a ideia de se ter um software para rastrear sentimentos a partir de emojis associado à escala de atitude é um instrumento eficaz na obtenção de perfis emocionais para qualquer alimento, conectando indústria e consumidor a partir de uma degustação interativa no local de compra.


Princípio

Um tablet contendo um software específico com as questões de emoção e atitude é colocado ao lado do stand da empresa que está realizando a degustação e os consumidores fornecem com apenas dois cliques o seu sentimento e sua disposição para consumir o alimento degustado. A escala para respostas emocionais é composta em média por sete emojis comumente conhecidos (sendo personalizável de acordo com cada atividade), semelhantes àqueles frequentemente utilizados em aplicativos e mídias sociais, e com os quais os consumidores já estão familiarizados. O consumidor complementa a sua resposta emocional (visual) com uma resposta verbal que pode ser selecionada dentre até nove opções de uma escala de atitude de disposição para o consumo do alimento-alvo.



Problema original

Atualmente existe uma desconexão entre empresa e consumidor quando se propõe a realizar uma degustação de novos produtos e o propósito se reduz a apenas divulgação do produto. A empresa expõe os produtos, o consumidor degusta e vai embora sem dar seu feedback para a empresa. Além disso, as empresas estão viciadas em avaliar novos produtos e tomar sérias decisões a partir de teste de aceitação, que são, muitas vezes, limitados à avaliação hedônica. Em uma exposição de produto realizada no varejo por meio da degustação tradicional, o consumidor não tem informação suficiente sobre o produto degustado e, ao avaliar o alimento em uma escala com emoji para expressar seu sentimento, as empresas conseguem captar nuances do efeito da categoria do alimento (Como os consumidores conceitualizam a categoria do produto degustado), do efeito sensorial causado (Quais respostas às características sensoriais específicas de cada produto podem ser captadas) e do efeito do gosto (gostar ou desgostar de determinado particular do produto) para além do hedonismo. Nem sempre é possível diferenciar produtos da mesma categoria em testes simples de aceitação ou preferência, mas as respostas emocionais são capazes de discriminar melhor produtos semelhantes, além de conseguir captar propriedades sensoriais através de diferentes perfis emocionais. Além disso, atitudes, desejos, intenção de compra e outras nuances podem ser captadas por escalas de emoção, porque é possível também solicitar ao consumidor o que está associado ao seu sentimento..


Solução

Um tablet é um instrumento interativo, que motiva os consumidores a participarem mais ativamente do processo de opinião em torno do produto, porque ele é dinâmico, envolve uma escala simples e objetiva na avaliação dos produtos. Além disso, este instrumento, ao conter um software que permite ser usado em múltiplos estabelecimentos varejistas, da feira ao supermercado, para avaliar diversos produtos alimentícios, gera informações globais e locais dos consumidores participantes, aproximando-os mais ativamente da indústria, não necessitando de tempo dispendido para avaliação, tal como ocorre em um ambiente controlado de laboratório.



Diferencial

Interface simples, objetiva e atualizada de comunicação com os reais consumidores, que capta respostas emocionais em testes com novos produtos e se utiliza de uma quantidade diferenciada de análises estatísticas robustas para obtenção de respostas mais fidedignas, pautadas em níveis de rigorosidade probabilísta eficazes, que facilitarão a tomada de decisão com menor risco financeiro para as empresas. Boa taxa de retorno rápido, pela possibilidade de coletar um grande número de reais consumidores em um curto espaço de tempo, porque o teste é feito no varejo onde há grande movimentação de consumidores. Retorno rápido e mais fidedigno das reações positivas e negativas associadas a novos produtos que são geradas sem ocasionar desgaste do consumidor para respondê-las, e, posteriormente à coleta de dados, o software gera análises estatísticas bastante robustas, de cunho descritivo e multivariado, de fácil entendimento, visualização e interpretação para a tomada de decisão. O software pode ser constantemente atualizado, propiciando, por exemplo, a evolução da escala para emojis animados e emojis com graus de intensidade de sentimento.



Benefícios

É de baixo custo operacional porque ele só requer os custos iniciais de desenvolvimento, instalação e atualização do software. A quantidade de tablets a colocar nos pontos específicos é um critério da empresa e elimina-se os altos custos decorrentes de gastos com papéis e embalagens para avaliação sensorial, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. As respostas para as empresas são mais reais, porque envolvem emojis, os quais são de conhecimento e de uso comum em aplicativos de smarthphones e mídias sociais, eliminando o esforço de leitura para obtenção de respostas. Outro diferencial é que futuramente o próprio varejo pode adquirir o software e deixar à disposição dos compradores para avaliações dentro do próprio varejo, permitindo ainda mais a participação ativa do consumidor. Caso o varejo se interesse por instalar smartphones nos corredores de gôndolas, como já acontece por exemplo com pesquisas de satisfação, os gastos para as empresas conduzirem estes testes podem ser ainda menores.


© 2020 Inovaleite - Grupo de Pesquisa Multicêntrico
Instituições associadas por ordem de adesão:
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG
Universidade Federal de São Carlos/UFSCar
Avenida Peter Henry Rolfs - Campus da UFV
Viçosa/MG - Brasil