Evaporador multi-monitorado

O multi-monitoramento de evaporadores permite total controle em relação aos parâmetros de processo inerentes à concentração, fundamentando a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos lácteos.



Problema original

A evaporação do leite e derivados à pressão ambiente utiliza rotineiramente tachos abertos com camisa de vapor sem qualquer tipo de monitoramento em relação à taxa de aquecimento, taxa de evaporação, temperatura de evaporação, vazão de exaustão e rotação do agitador. Este mesmo processo atualmente é utilizado para a pesquisa e o desenvolvimento de produtos na área de concentrados do leite, o que inviabiliza o controle adequado dos parâmetros durante a operação, incidindo em perda de informações cruciais para cada produto avaliado. Em complementação, não existe no mercado evaporadores à pressão ambiente em escala laboratorial que permita utilizar pequena quantidade de material por formulação de interesse ( 1 a 2 kg), visando minimizar os custos de P&D.


Solução

A tecnologia desenvolvida possibilita o multi-monitoramento de evaporadores aplicados à P&D de leite e derivados, mediante o acompanhamento simultâneo da taxa de aquecimento, taxa de evaporação, temperatura de evaporação, vazão da exaustão e rotação do agitador. As leituras podem ser realizadas em intervalos de tempos definidos de acordo com a necessidade dos dados e opcionalmente gerenciadas via software .



Diferencial

O multi-monitoramento de evaporadores aplicados à P&D de novo produtos lácteos concentrados foi desenvolvido pela equipe do projeto mediante a inexistência de tal produto no mercado para aquisição. A especialização desta equipe na área, permitiu a validação do sistema, tendo sido aplicado em diferentes projetos de P&D, com sucesso. O uso do multi-monitoramento permite melhor adequação ao escalonamento de novos produtos.



Benefícios

A tecnologia permite otimizar a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos lácteos concentrados, mediante o aumento da capacidade do número de aplicações com o mesmo quadro de pessoal, menor custo e perda de material por aplicação, possibilitando ainda menor geração de resíduos .


© 2020 Inovaleite - Grupo de Pesquisa Multicêntrico
Instituições associadas por ordem de adesão:
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG
Avenida Peter Henry Rolfs - Campus da UFV
Viçosa/MG - Brasil