Yellow whey

Yellow whey atende ao público preocupado com o emagrecimento, ganho de massa muscular, diminuição de gordura corporal, saciedade, melhora da disposição/energia e diminuição da fadiga muscular e da formação de radicais livres.


Princípio

A tecnologia desenvolvida baseia-se na implementação de um novo produto: concentrado proteico de soro com cúrcuma encapsulada (com elevada característica nutricional e capacidade antioxidante) em indústrias de laticínios que já apresentam ou que almejam introduzir a secagem via spray dryer. O produto tem um amplo potencial de mercado, podendo ser usado por pessoas saudáveis, praticantes de atividade física de baixo a alto rendimento e indivíduos que buscam a prevenção/combate de doenças crônicas não transmissíveis (ex. doenças cardiovasculares, obesidade, síndrome metabólica, hipertensão arterial, câncer). .


Problema original

O mercado de whey protein (WPC) é amplo e crescente, contudo as opções de produtos concentram-se no WPC puro ou nas versões saborizadas chocolate, morango e baunilha. Os sabores adicionados são artificiais e depõem contra o movimento mundial do clean label. Em paralelo, a cúrcuma possui grande espectro de benefícios nutricionais, historicamente conhecido no oriente, porém o seu consumo em países ocidentais é pouco efetivo. O yellow whey se propõem a ser um novo produto que potencializa os benefícios nutricionais mútuos das proteínas do soro e da cúrcuma, disponibilizando para o público um produto diferenciado e clean label.

Solução

A solução foi a aplicação de tecnologia e ciência para o desenvolvimento de um novo produto em pó, que associou os benefícios nutricionais das plantas medicinais (cúrcuma) e das proteínas lácteas (proteína do soro do leite). O Yellow whey é um suplemento nutricional único rico em proteínas de alto valor biológico e com elevada capacidade antioxidante com a finalidade de atingir a crescente demanda por alimentos/suplementos nutricionais. .


Diferencial

  • Não existe atualmente no mercado um suplemento à base de proteína do soro do leite que seja associado com os benefícios nutricionais da cúrcuma.

  • Analises já realizadas, comprovam que a cúrcuma está encapsulada e protegida dentro do Yellow whey.

  • Os parâmetros tecnológicos aplicados em associação com as técnicas analíticas possibilitaram associar os benefícios nutricionais da proteína do soro do leite e da cúrcuma com a obtenção de um produto com alta concentração proteica e excelente capacidade antioxidante, sem a necessidade da utilização de aditivos alimentares, tornando o produto clean label.

  • O pó apresentou uma característica visual muito interessante e atrativa para o mercado consumidor (coloração “dourada”).


Benefícios

O produto elaborado apresentará benefícios nutricionais agregados que podem ajudar a população de uma forma geral, (indivíduos doentes, saudáveis e praticantes de atividade física de baixo/alto rendimento), com a finalidade de manter ou melhorar a saúde, composição corporal e prevenir/combater doenças. O potencial de mercado esta relacionado com a elaboração de um produto que apresenta valor nutricional único, clean lable, com aspecto e coloração diferenciados dos demais produtos existentes. Além disto, outro benefício é a disponibilização de uma nova tecnologia para as indústrias de laticínios do Brasil poderem utilizar o soro de leite na produção de um produto com elevado valor agregado, contribuindo para maior competitividade e lucratividades das indústrias.


© 2020 Inovaleite - Grupo de Pesquisa Multicêntrico
Instituições associadas por ordem de adesão:
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG
Avenida Peter Henry Rolfs - Campus da UFV
Viçosa/MG - Brasil