© 2020 Inovaleite
Instituições associadas
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG

    Microstructured Milk Powder for Chocolate - MMPC

    A tecnologia desenvolvida baseia-se na fabricação de leite em pó microestruturado com características desejáveis para a fabricação de chocolate, que foram obtidas a partir de mudanças tecnológicas no processo tradicional de fabricação do leite em pó integral.



    Problema original

    O leite em pó integral produzido pelos laticínios em sacos de 25 kg possui como principal direcionamento a indústria de alimentos. Uma das principais desvantagens de produzir leite em pó integral em sacos de 25 kg é o baixo valor agregado do produto final. Dentre as indústrias que consomem leite em pó integral destaca-se a indústria de chocolates. Diversos trabalhos científicos e informativos técnicos abordam sobre a relação entre as características do leite em pó integral e a qualidade do chocolate. Existem propriedades no leite em pó integral que podem melhorar a maciez e reduzir os custos de produção dos chocolates. No país não existe nenhuma linha de leite em pó integral direcionada especificamente para atender a demanda das indústrias de chocolates.


    Solução

    A solução foi à aplicação de tecnologia e ciência para o desenvolvimento de um novo leite em pó Microstructured Milk Powder for Chocolate – MMPC, direcionado para aplicação na indústria de chocolates. Buscou-se amplificar e/ou criar propriedades físicas, químicas e microestruturais no leite em pó integral que contribuem para melhorar a produção dos chocolates dentro das indústrias de alimentos.



    Diferencial

    As modificações tecnológicas que foram desenvolvidas por meio da interação entre química de alimentos e tecnologia para a obtenção do Microstructured Milk Powder for Chocolate – MMPC fazem com que o produto final tenha características ideais para produção de chocolates com maior maciez e com redução dos custos de produção. .



    Benefícios

    As indústrias de laticínios não produzem leite em pó integral em sacos de 25 kg com elevado valor agregado. O Microstructured Milk Powder for Chocolate – MMPC é uma alternativa concreta para que as indústrias possam produzir um novo produto direcionado à produção de chocolates, criando valor agregado para uma commodity. As indústrias de alimentos produtoras de chocolate terão uma nova tecnologia a disposição para melhoria sensorial e redução de custos na produção de seus produtos, impactando no aumento da lucratividade e da competitividade das mesmas.