© 2020 Inovaleite
Instituições associadas
Universidade Federal de Viçosa - UFV
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG

    True taste yogurt

    A tecnologia desenvolvida permite a obtenção de lácteos fermentados com teor reduzido de açúcares por meio da adição de fibras sem modificar as propriedades de consistência, sabor e funcionais do produto.


    Princípio

    Otimizou-se a formulação para que os micoorganismos do iogurte não fossem prejudicados pela adição dos ingredientes empregados, fazendo com que as propriedades funcionais dos microorganismos fossem preservadas. Aliaram-se os benefícios nutricionais das fibras aos benefícios do consumo de iogurtes tornando o produto um SIMBIÓTICO, pois possui características pré e pró bióticas.


    Problema original

    Os iogurtes são amplamente consumidos devido aos seus benefícios nutricionais (efeitos probióticos) e sensoriais. Contudo, a grande maioria dos iogurtes é produzida por meio da adição de sacarose em teores próximos a 10%, indo na contramão da Organização Mundial da Saúde que preconiza uma redução na ingestão açúcares. Desta forma, o grande dilema é: o iogurte possui excelente efeito probiótico, porém é carreador de calorias vazias provenientes da adição de açúcares. Outro grande problema associado recai sobre as indústrias de alimentos, pois produzir iogurte sem adição de açúcares não é uma tarefa simples, uma vez que o açúcar impacta no sabor, na consistência, na separação de fases e no rendimento industrial. Em resumo: como as indústrias podem produzir um iogurte com reduzida adição de açúcar sem descaracterizar o produto em relação ao sabor, consistência e estabilidade? Como fazê-lo sem perda significativa no rendimento industrial?

    Solução

    O True Taste Yogurt emprega o mais avançado conhecimento de microestrututa de produtos lácteos e do comportamento das fibras para oferecer um produto único no qual ocorre uma redução de 50% na adição de açúcares sem modificar o sabor, a consistência, a estabilidade e o rendimento industrial.


    Diferencial

    O True Taste Yogurt foi desenvolvido com a mais avançada interação entre a Química e a Tecnologia. A redução do açúcar foi possível pela adição de fibras, construção da microestrutura e modificações nas etapas tecnológicas que permitiram o produto tornar-se SIMBIÓTICO, unindo os benefícios das bactérias lácteas com as vantagens das fibras, sem impactar em perda de prazer sensorial (sabor e consistência), perda de estabilidade e propiciando rendimento industrial.


    Benefícios

    O produto vem a ser uma opção tecnológica para as indústrias de alimentos que buscam o desenvolvimento de produtos saudáveis, reduzidos em açúcares e simbióticos, sem perder rendimento industrial, possuindo elevado valor agregado e apelo de venda. A base do produto e da tecnologia é a interação entre a mais avançada Química de alimentos e o aprofundado conhecimento tecnológico, desta forma o produto pode ser uma alternativa para indústrias de laticínios inovadoras e que buscam o diferencial no mercado. Aos consumidores será ofertado um iogurte inovador, simbiótico, em consonância com as tendências mundiais de consumo de produtos com reduzida adição de açúcares, podendo contribuir para uma alimentação mais saudável e no combate a obesidade.

    O True Taste Yogurt é um produto que foi desenvolvido com embasamento científico rigoroso e com tecnologia refinada visando atender ao grande público de consumidores que desejam alimentos saborosos, nutritivos e em consonância com as mais recentes tendências de mercado.